27/08/2014

Cantinho Montessori

Estou muito feliz, pois enfim comecei a fazer o cantinho Montessori  que tanto queria!
Todos sabem que sophia já esta na escolinha desde os 2 anos e agora com 5 anos esta no pré1 em fase de alfabetização, tem quem pense que não é necessário dar um reforço em casa, mas acho que tudo vai de como a criança esta indo na escola e como é seu interesse por outros assuntos que não estão sendo ensinados na escola naquele momento, no meu caso  tenho percebido que a Sophia anda muito interessada pelas questões da natureza e do espaço.
Sempre faz perguntas engraçadas do tipo:

 - para onde o sol vai a noite? -
 - se a Terra é redonda porque não caímos dela?
 kkkk entre outras.

Percebendo isso, notei que já é hora de começar a trabalhar  com ela e não deixar tudo para a professora. Aqui faremos tudo com calma e respeitando o ritmo e as inquietações dela.

No método Montessoriano, não forçamos a criança a aprender o que não quer, tudo é proposto a partir da curiosidade da criança. O papel da professora ou da mãe é apenas propor um ambiente adequado e com materiais indicados ao método.

No meu caso, estou adaptando aos poucos, com tempo vou comprando material indicado e criando junto com ela, usando coisas que temos na  nossa casa.


Beijos e obrigado pela visita!

Cantinho Montessori em nossa sala

Trabalhamos o Planeta Terra, ela assistiu um video e depois fez um desenho  seguindo as suas perspectivas .

Letras feitas com Lixa ( para trabalhar a parte sensorial)

Caixa sensorial adaptada com materiais que tínhamos em casa ( cortei alguns pedaços  e ela foi montando na sua perspectiva)



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...